1987-08-16 = (2 Vídeos/Fotos/Bicampeão) Santa Cruz 1x1 Sport


Santa Cruz 1x1 Sport
BICAMPEÃO PERNAMBUCANO
Campeonato Pernambucano - FINAL
Data: 16 de Agosto de 1987
Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Gilson Cordeiro
Público: 27.194

Foto Oficial

GeFot 1000 (Publicado em 03/02/2017)


Carlos Araújo (Publicado em 04/05/2013)

Santa Cruz 
 Birigui;
 Orlando, Ragner (Luis Oliveira), Ivan e Lotti;
Zé do Carmo, Ataíde e Sérgio China;
Edson, Dadinho e Gilson Gênio (Rinaldo)
 Técnico : Abel Braga
Gol: Eraldo (Sport-contra)

Sport
Márcio Melo (Leão); 
Betão,  Heraldo, Estevam e Zé Carlos Macaé; 
Ademir Lobo, Rogério e Ribamar  ;
Robertinho, Nando (Augusto) e Eder.
Técnico: Emerson Leão
Gol: Eder

Diário de Pernambuco
17 de Agosto de 1987

Diário de Pernambuco
17 de Agosto de 1987

Diário de Pernambuco
24 de Agosto de 1987
Obs.: Carreata em comemoração ao título.

Curiosidade:
Na reta final do certame,um fato insólito aconteceu envolvendo Sport e Náutico,em jogo que realizaram no Arruda,no dia 5 de Julho. O resultado desse encontro interessava ao Santa,porque um empate ou vitória do Sport daria a conquista da 1a. fase do 3o. turno  ao Santa Cruz. O título també ficaria no Arruda,caso a vitória dos timbus não fosse por uma diferença de três gols.
Na semana do encontro,os noticiários davam conta de que o time da Ilha do Retiro iria abrir o jogo. Raciocinavam os rubro-negros,segundo a imprensa,que o Santa Cruz,já tendo ganho o 1o.turno,caso vencesse o 3o.,estaria com o título praticamente garantido.Os dirigentes leoninos rebatiam as insinuações jurando de pés juntos de que jamais iriam abrir o jogo. Lembravam que O Sport não iria comprometer "sua tradição e seu passado de glórias".
As palavras estiveram em desacordo com os fatos,pois o que se viu no campo foi um Sport com o time de reservas e, mais que isso, orientado para perder. "Para classificar o Náutico, a gente teve que fazer corpo mole,porque do contrário a gente ia se prejudicar. No gol de cabeça, o de Mário Tilico,fiz corpo mole. Nos outros não". A declaração ,feita no Jornal do Commercio (07/07), pelo goleiro rubro-negro Gilberto,confirmava as denúncias da imprensa. O Nàutico venceu exatamente com três gols de diferença que precisava, faturando a 1a. fase do 3o.turno. 
O fato revoltou os tricolores,contudo, o treinador Abel soube tirar proveito da armação rubro-negra, Trabalhando psicologicamente o grupo, ele mostrou que a única maneira  de dar uma reposta áquela sacanagem,era trabalhar com afinco e conquistar a 2a. fase do turno.Com determinação,o objetivo foi alcançado,partindo o Tricolor para a decisão do 3o. turno com os alvirrubros,no dia 12 de agosto. Houve um empate de 1 a 1,resultado que deu o 3o. turno ao time do Arruda.
Com a vantagem de dois turnos, o tricolor foi decidir o título de 87 com o Sport,vencedor do 2o. turno,jogando pelo empate.Como acontecera no ano anterior,a partida foi na toca do leão. No arco tricolor estava o eficiente goleiro Birigui,que voltou a fazer defesas fantásticas,segurando o empate de 1 a 1,que deu ao Santa Cruz  o bicampeonato e a taça "450 anos  do Recife", entregue no centro do gramado pelo prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos.
(texto transcrito do livro 85 anos de Bola Rolando,Givanildo Alves)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1975-12-04 = (Vídeo/Foto) Santa Cruz 3x1 Flamengo

1967-02-19 = (Foto) Santa Cruz 9x0 Remo

1976-03-28 = (Vídeo/Foto/Áudio) Santa Cruz 5x0 Sport