domingo, 16 de agosto de 2015

1987-08-16 = (2 Vídeos/Fotos/Bicampeão) Santa Cruz 1x1 Sport


Santa Cruz 1x1 Sport
BICAMPEÃO PERNAMBUCANO
Campeonato Pernambucano - FINAL
Data: 16 de Agosto de 1987
Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Gilson Cordeiro
Público: 27.194

Foto Oficial

GeFot 1000 (Publicado em 03/02/2017)


Carlos Araújo (Publicado em 04/05/2013)

Santa Cruz 
 Birigui;
 Orlando, Ragner (Luis Oliveira), Ivan e Lotti;
Zé do Carmo, Ataíde e Sérgio China;
Edson, Dadinho e Gilson Gênio (Rinaldo)
 Técnico : Abel Braga
Gol: Eraldo (Sport-contra)

Sport
Márcio Melo (Leão); 
Betão,  Heraldo, Estevam e Zé Carlos Macaé; 
Ademir Lobo, Rogério e Ribamar  ;
Robertinho, Nando (Augusto) e Eder.
Técnico: Emerson Leão
Gol: Eder

Diário de Pernambuco
17 de Agosto de 1987

Diário de Pernambuco
17 de Agosto de 1987

Diário de Pernambuco
24 de Agosto de 1987
Obs.: Carreata em comemoração ao título.

Curiosidade:
Na reta final do certame,um fato insólito aconteceu envolvendo Sport e Náutico,em jogo que realizaram no Arruda,no dia 5 de Julho. O resultado desse encontro interessava ao Santa,porque um empate ou vitória do Sport daria a conquista da 1a. fase do 3o. turno  ao Santa Cruz. O título també ficaria no Arruda,caso a vitória dos timbus não fosse por uma diferença de três gols.
Na semana do encontro,os noticiários davam conta de que o time da Ilha do Retiro iria abrir o jogo. Raciocinavam os rubro-negros,segundo a imprensa,que o Santa Cruz,já tendo ganho o 1o.turno,caso vencesse o 3o.,estaria com o título praticamente garantido.Os dirigentes leoninos rebatiam as insinuações jurando de pés juntos de que jamais iriam abrir o jogo. Lembravam que O Sport não iria comprometer "sua tradição e seu passado de glórias".
As palavras estiveram em desacordo com os fatos,pois o que se viu no campo foi um Sport com o time de reservas e, mais que isso, orientado para perder. "Para classificar o Náutico, a gente teve que fazer corpo mole,porque do contrário a gente ia se prejudicar. No gol de cabeça, o de Mário Tilico,fiz corpo mole. Nos outros não". A declaração ,feita no Jornal do Commercio (07/07), pelo goleiro rubro-negro Gilberto,confirmava as denúncias da imprensa. O Nàutico venceu exatamente com três gols de diferença que precisava, faturando a 1a. fase do 3o.turno. 
O fato revoltou os tricolores,contudo, o treinador Abel soube tirar proveito da armação rubro-negra, Trabalhando psicologicamente o grupo, ele mostrou que a única maneira  de dar uma reposta áquela sacanagem,era trabalhar com afinco e conquistar a 2a. fase do turno.Com determinação,o objetivo foi alcançado,partindo o Tricolor para a decisão do 3o. turno com os alvirrubros,no dia 12 de agosto. Houve um empate de 1 a 1,resultado que deu o 3o. turno ao time do Arruda.
Com a vantagem de dois turnos, o tricolor foi decidir o título de 87 com o Sport,vencedor do 2o. turno,jogando pelo empate.Como acontecera no ano anterior,a partida foi na toca do leão. No arco tricolor estava o eficiente goleiro Birigui,que voltou a fazer defesas fantásticas,segurando o empate de 1 a 1,que deu ao Santa Cruz  o bicampeonato e a taça "450 anos  do Recife", entregue no centro do gramado pelo prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos.
(texto transcrito do livro 85 anos de Bola Rolando,Givanildo Alves)





2020-11-21 = (Vídeo) Santa Cruz 1x2 Manaus

  Santa Cruz 1x2 Manaus Campeonato Brasileiro - Série C Data: 21 de Novembro de 2020 Local: Arruda Árbitro: Leandro Bizzio Marinho(SP) Assis...