Local: Juvenal Lamartine (RN)
A Excursão Suicida, também conhecido como a Excursão da Morte, ocorreu quando o clube fez uma excursão pela Região Norte do Brasil de 2 de janeiro à 29 de abril de 1943. Ao longo de quase quatro meses, eles jogaram uma série de partidas amistosas em seis cidades diferentes para arrecadar fundos. A excursão ganhou esse nome devido aos infortúnios sofridos pelo clube, incluindo dificuldades financeiras, a ameaça de ataques alemães submarinas e mortes.
Buscando se recuperar de uma crise financeira, o Santa Cruz, organizou cinco jogos em Belém. Depois disso, a equipe foi convidada a estender sua excursão para o Amazonas. Viajando pelo rio Amazonas por duas semanas, o Santa Cruz começou a ter problemas em Manaus, onde sete membros da delegação da equipe contraíram disenteria. Embora a maioria deles tenha se recuperado, dois jogadores contraíram febre tifoide e morreram. Dois outros jogadores deixaram o clube para jogar em times de Manaus.
Sem poder voltar para casa pelo mar, devido à Segunda Guerra Mundial, e precisando cobrir os custos crescentes, o Santa Cruz teve de retornar a Recife por terra, jogando partidas pelo caminho para ganhar mais dinheiro. A viagem de volta a Recife teve outros problemas, incluindo um falso mandado de prisão para um jogador, uma viagem ao lado de ladrões e dois descarrilamentos de trem.

"Tricolores escapam dos alemães,
mas morrem de febre em Manaus"
Reportagem publicada no Jornal do Commercio:
"Esportes - Pernambuco Imortal - 2004"


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante.
Envie sugestões.
Saudações Corais !!!
email : edvaldo1914@yahoo.com.br
visite o instagram e/ou edvaldotricolorleite@gmail.com